Número de mercearias na Bahia cresce 80%

Todo bairro tem aquela mercearia, minimercado ou mercadinho. O nome varia, mas as características são as mesmas: é o estabelecimento perto de casa que tem de tudo um pouco e quebra um galho danado. O setor vem ganhando destaque no mercado e, de acordo com dados da Junta Comercial da Bahia (Juceb), cresceu 80% nos últimos dois anos. De janeiro a 25 de abril de 2020, foram abertas 249 mercearias no estado e, no mesmo período deste ano, foram 448. 

Tratando-se de anos completos, o crescimento foi de 28% de 2020 (1.129 novas mercearias) com 2021 (1.449 novas unidades). Para o especialista em pequenos negócios do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Fabrício Barreto, além de serem estabelecimentos que lidam com necessidades básicas e, por isso, sempre terem demanda, o crescimento pode ser explicado pelo aumento da procura por comodidade e praticidade.

“A grande vantagem desses locais é a proximidade da residência do cliente. Até se o preço do produto for mais elevado, mas o cliente precisar pegar o carro para ir até um supermercado e comprar mais barato, ele pode optar pela mercearia se fizer as contas. O combustível está muito caro e, muitas vezes, o cliente não tem tempo, então o deslocamento não compensa e a mercearia sai ganhando”, diz Barreto.

É isso que faz com que Júlia Serrão, de 34 anos, seja fã das mercearias. “Eu faço as compras de mês pelo site de um supermercado, mas tem que comprar fruta e pão, por exemplo, toda semana. Para isso, eu vou na mercearia aqui na esquina. Vou andando, é rapidinho, não tem fila e nem aquela confusão toda de supermercado”, explica.

O especialista do Sebrae diz ainda que uma grande vantagem das mercearias é poder atender um público variado. “É uma loja que pode ter uma grande variedade de produtos, então pode atingir diferentes públicos e, assim, ser uma oportunidade de negócio muito interessante. Se o estabelecimento for próximo a grandes redes e ainda conseguir manter preços baixos, talvez até diminuindo a margem de lucro, ainda consegue atrair clientes que fazem compras maiores. Para isso, é preciso escolher bem os fornecedores, negociar, calcular bem o estoque”, acrescenta. 

Empreendedorismo e pandemia

De acordo com o Sebrae, o crescimento do setor das mercearias vem, ao menos, desde 2007, mas a pandemia trouxe novas configurações ao setor. A necessidade de se afastar o menos possível de casa e optar por frequentar locais menos movimentados acelerou a tendência. Segundo a Allis, uma empresa de Field Marketing, em 2021 houve, no cenário nacional, um crescimento de 20% na busca dos consumidores pelo comércio perto de casa. 

O aquecimento da categoria de mercearias na pandemia reflete o aquecimento do empreendedorismo de um modo geral. De 2020 para 2021, de acordo com a Juceb, houve aumento de 39% do número de novas empresas na Bahia, sendo o maior percentual desde 2013. Para Isabel Ribeiro, gerente adjunta da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae, o dado foi impulsionado pelas micro e pequenas empresas, que representam 98% dos empreendimentos. Em 2020, eram 885.938 e, em 2021, 1.021.626. 

Dicas para abrir uma mercearia: 

Segundo Fabrício Barreto, o primeiro passo é pensar no custo fixo mensal da mercearia. “Se eu vou pagar R$2 mil de aluguel, meu faturamento precisa ser de, no mínimo, R$30 mil”, diz. A partir daí, é preciso pensar no investimento inicial para compra de produtos e equipamentos. “Eu posso, por exemplo, começar um estabelecimento desse numa loja de 30 m² com R$30 mil. Mas aí eu não posso ter uma expectativa tão alta, preciso ir aos poucos. Se eu pensar em frios, açougue, bebidas, o investimento em produtos e equipamentos é bem maior”, acrescenta. 

Os custos envolvem máquinas e equipamentos, reforma do espaço, custo para registro da empresa, capital de giro e formação de estoque inicial. O retorno deste valor investido é estimado em um ano e meio, mas depende da quantidade de produtos e local no qual a mercearia estará instalada. Este modelo de negócio é considerado de baixo risco, porque o lucro mensal pode ser baixo, mas é raro que chegue a zero. Veja dicas para abrir o negócio:

1 – Planejamento

O empreendimento é pequeno, mas é preciso fazer um planejamento para que ele realmente gere resultados positivos. Coloque na ponta do lápis tudo o que você tem para investir nesse negócio e, a partir deste valor, faça as escolhas. Liste todos os seus objetivos e pequenas metas durante determinado período. Vá até as mercearias que você conhece e estude o comércio. 

2 – Localização

Como em qualquer pequeno negócio, estar próximo do público-alvo é essencial. Portanto, o local escolhido deve ser uma região de fácil acesso a todo o bairro que você pretende atingir e seguro para que os consumidores consigam chegar até você no horário que preferirem.

3 – Exigências legais e específicas

Para que tudo ocorra como planejado, recomendamos a contratação de um profissional de contabilidade habilitado para que ele dê entrada nos processos de elaboração dos atos constitutivos da empresa. Além disso, ele terá um papel fundamental na escolha do modelo jurídico mais adequado para o seu empreendimento. Ele também poderá ser o responsável por preencher os formulários exigidos pelos órgãos públicos para o cadastro de pessoa jurídica.

4 – Estrutura

Você não precisa ter um espaço muito grande para começar a vender, mas é necessário que o local seja limpo, aconchegante e muito organizado. Os produtos precisam estar bem expostos e precificados para que o consumidor encontre facilmente o que precisa, já que esse tipo de estabelecimento não costuma contar com grande quantidade de funcionários. 

5 – Equipamentos

Gôndolas e prateleiras serão necessárias para a exposição adequada dos itens. Você pretende trabalhar com produtos que devem ser conservados em baixas temperaturas, como refrigerante, cerveja, congelados, etc.? Freezer é um investimento que você deve se preocupar, pois a qualidade de alguns dos produtos vendidos depende dele.

6 – Divulgação 

Por mais que o negócio seja pequeno, investir na divulgação é fundamental para que as pessoas saibam que ele existe. Colocar um banner atrativo na frente do local é uma maneira simples de divulgação, mas que pode gerar retorno satisfatório. Investir em anúncios nas redes sociais pode ser uma estratégia e tanto! Afinal, é possível construir uma segmentação e atingir as pessoas que passam próximo da sua mercearia, por exemplo. 

Confira aqui mais detalhes para a abertura de uma mercearia.

Fonte: Correio 24h
 

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