Ex-aluno de Escolas Públicas de Amargosa passa em Doutorado em Medicina na UFBA

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp


Raphael de Souza Borges ex-aluno de escolas públicas de Amargosa (Escola Agrotécnica de Amargosa e Colégio Estadual Pedro Calmon) foi aprovado em seleção de Doutorado em Medicina da Universidade Federal da Bahia com apenas 25 anos.

Sua história estudantil e acadêmica merece ser registrada considerando entre outros pontos, sua origem humilde já que sempre estudou em Escolas Públicas e conseguiu a proeza de ser aprovado em oito vestibulares: Universidades para Medicina: Universidade Federal da Bahia – UFBA; Universidade do Estado da Bahia – UNEB (Salvador); Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS; Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Jequié); Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB (Vitória da Conquista); Universidade Federal do Espirito Santo – UFES; Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF; e Universidade Salvador – UNIFACS (Bolsa ProUni – 100%).

O sonho de cursar Medicina na UFBA, e sua visão humanista, justifica sua opção por essa Universidade, e conseguiu até hoje se manter no Curso (historicamente elitizado) graças a sua determinação, conseguindo aprovação em seleção de Bolsas de Incentivo aos estudos do Governo Federal, já que fazer um curso de Medicina e trabalhar é quase impossível. Agora com um objetivo muito maior: o de cursar um Doutorado, pautado na perspectiva do respeito e assistência humanizados na Saúde.

Raphael, sem dúvida, é um exemplo a ser seguido. Seu sucesso já alcançado como aluno de escola pública serve de estímulo para muitos que não conseguem enxergar a educação como instrumento efetivo da melhoria da qualidade de vida e é um modelo concreto da necessidade de valorização das políticas afirmativas implantadas no Governo Lula.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

Últimas

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com