A mulher, identificada como Roseane Leal, permanece detida neste dia de feriado nacional, Dia da Consciência Negra (20). Ela foi autuada por injúria racial e discriminação racial e deve passar por audiência de custódia nesta quinta-feira (21).
A confusão começou no Restaurante Universitário da Universidade Federal da Bahia (UFBA) no campus do Canela, na Avenida Reitor Miguel Calmon, na tarde da última terça-feira (19). A discussão foi por causa da distribuição de fichas de almoço para bolsistas e pagantes. Segundo testemunhas, Roseane proferiu palavras de cunho racista a vários estudantes, dizendo que negros só servem pra vender droga, que deveriam voltar para o navio negreiro e receberem chibatadas.
Pelo menos três alunos disseram que sofreram injúria racial por parte de Roseane. Um vídeo mostra quando uma estudante se revolta e parte pra agressão. Após o ocorrido, todos foram levados pra Central de Flagrantes.
A UFBA se manifestou, por meio de nota, lamentou o ocorrido e reiterou que é uma instituição inclusiva, diversa e predominantemente negra, jovem e feminina. Fonte: Alô Juca