O Consórcio Mais Saúde Amargosa foi o vencedor da licitação para a construção da Maternidade Regional do Vale do Jiquiriçá, que será instalada no município de Amargosa. O resultado final foi divulgado na edição desta sexta-feira (4) do Diário Oficial do Estado (DOE). A proposta vencedora tem valor estimado em R$ 74,75 milhões, e a obra será realizada no prazo de 18 meses.
Formado pelas empresas Construtora J Souto Ltda e Hangar Empresarial Empreendimento Imobiliário Ltda, o consórcio obteve a maior pontuação entre os concorrentes, com nota técnica de 9,82. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), com recursos federais oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
A autorização para início das obras foi dada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) no dia 15 de fevereiro de 2025, durante agenda oficial em Amargosa. A maternidade prestará atendimento regionalizado, beneficiando os municípios da Região de Saúde de Santo Antônio de Jesus, que engloba mais de 20 cidades, como Castro Alves, Laje, Nazaré, Mutuípe, Milagres, entre outros.
Estrutura moderna e foco na humanização do parto
Com 117 leitos, sendo 35 destinados a cuidados intensivos e semi-intensivos materno e neonatal, a unidade oferecerá serviços completos de assistência à gestante e ao recém-nascido. Entre os atendimentos previstos estão:
-
Centro de parto normal
-
Serviço de referência à gestação de alto risco
-
Serviço de atenção a vítimas de violência e abortamento
-
Atendimento diagnóstico e terapêutico
-
Suporte neonatal especializado
A obra integra o programa estadual “Mãe Bahia, o futuro da gente”, que tem como objetivo reduzir a mortalidade materna e infantil e ampliar o acesso a um parto humanizado e seguro para as mulheres baianas. A unidade será referência regional em saúde materno-infantil e deve contribuir significativamente para a descentralização da assistência de média e alta complexidade.
Com a nova maternidade, o Governo da Bahia fortalece a rede de saúde pública no interior e garante melhores condições de atendimento para milhares de famílias do Vale do Jiquiriçá e região. Fonte: Bahia Imprensa