Podcasts com Alex Rabaioli, tema: Quebrando os padrões sociais de beleza na atualidade

“Quebrando” os padrões sociais de beleza na atualidade

Você já se sentiu feio (a)? Fora do “padrão”? Incomodado (a)? Buscando esconder as supostas imperfeições em seu corpo? Já se comparou aos artistas da televisão, aos modelos das revistas, aos corpos “esbeltos” e musculosos dos fisiculturistas? Esse debate é bastante presente no momento atual.

Essa luta entre o que somos e o que gostaríamos de ser, acaba criando um interjogo constante entre a energia pulsional e a pressão de ordem social. Diante disso, somos pressionados a concretizar em nosso corpo, um padrão tido como ideal disseminado em nossa cultura. “Essa busca desenfreada por um padrão de beleza acaba gerando uma insatisfação com o corpo” (TAVARES, 2003, p. 17).

Não seria à hora de diminuir as cobranças e buscar um novo sentido para a vida que esteja além da estética? Um plano de atividade física e alimentação que não estejam condicionados a busca por perfeccionismo e nem visando à comparação com o outro?  Encontrar a melhor versão do ser e estar neste mundo?  Valorizar as diferentes belezas no contexto social?

E como é maravilhosa a diferença ne? As múltiplas cores, as diversas opiniões e visões sobre o mundo, as formas de amar, abraçar, tocar a alma um do outro. Como esse multicultural preenche lacunas da existência humana, não é?!

Portanto, Nunca esqueça que você é protagonista de sua história, e precisa levantar-se quantas vezes for necessário para ser quem quiser ser! Mesmo que para isso tenha que incomodar quem duvida da importância da diversidade.

Alex Rabaioli:

Mestre em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade, na linha de Pesquisa em Qualidade de Vida e Promoção da Saúde pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).Bacharel em Educação Física eEspecialista em Treinamento Desportivo pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI).Desenvolve atividades voltadas para a Educação Física, principalmente no ensino dos Esportes. Nas pesquisas, realiza estudos sobre a percepção da imagem corporal desde a graduação. Atualmente é professor da rede estadual, atuando no Colégio Estadual Santa Bernadete na cidade de Amargosa-BA, além de lecionar no Ensino Superior na Faculdade de Ciências e Empreendedorismo em Santo Antonio de Jesus-BA.

Facebook
WhatsApp

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK

Últimas

Não é possível copiar o conteúdo.