Com o tema “Segredos Ancestrais”, a Caravana Literária da Secretaria de Educação de Amargosa está percorrendo as escolas municipais para apresentar um espetáculo que passeia pela feira livre de Amargosa. A peça se passa na barraca de Santinha, curandeira e guardiã dos conhecimentos das ervas, das rezas e da sabedoria popular. Nesta terça-feira (15), foi a vez dos alunos da Escola Dom Florêncio, onde os alunos puderam se reconhecer e aprender sobre as histórias de seus antepassados.
Segundo o diretor da caravana, Adê Argolo, até o mês de agosto o espetáculo circulará por toda a rede municipal de ensino, desde os anos iniciais até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Vamos ocupar os espaços educacionais com arte, cultura, literatura e lazer. Esse é um compromisso da SEMED na construção de uma educação de qualidade para todos”, afirmou.
Com os olhos atentos, a aluna Letícia, do 3º ano da Escola Dom Florêncio, contou que amou a apresentação. “Aprendi sobre respeitar os mais velhos e a me alimentar melhor com tudo que a terra tem para nos oferecer”, disse.
Já a vice-diretora, Ivaneide Purificação, destacou a relevância da ação nas escolas. “A Caravana Literária resgata saberes que fazem parte da nossa história e fortalece o sentimento de pertencimento nos nossos alunos. É uma forma de ensinar e valorizar a cultura local” afirmou.
A peça teatral “Segredos Ancestrais” é inspirada nas obras O Segredo de Santinha, escrito por Alessandra Gomes e Angela Teodoro Grilo e ilustrado por Camila Novaes, e De Onde Vem Nossa Comida?, Caderno de Educação em Agroecologia da Editora Expressão Popular, de autoria coletiva.
A direção é de Adê Argolo, com direção musical de Erick Asuos e elenco formado por: Alaine Gama, Bantu Sanjessi, Raiz de Odara, João Ceará, Ludy Pérola, Itamiles Santos e Kaylon Silva.