A Câmara Municipal de Amargosa viveu um momento de forte emoção e significado nesta terça-feira (29), ao realizar pela primeira vez em sua história uma Sessão Solene em homenagem ao Julho das Pretas. O evento simbolizou o reconhecimento oficial do poder público às lutas, histórias e conquistas das mulheres negras do município.
A solenidade contou com a presença de importantes representantes da comunidade negra. Para o presidente da Câmara, Renato da Catiara, a sessão foi mais que simbólica, foi necessária:
“O Julho das Pretas nos convida à escuta, à reflexão e à ação. Esta Casa Legislativa não pode se furtar ao dever de reconhecer, valorizar e construir junto com as mulheres negras de nossa cidade.”
Instituído em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha (25 de julho), o Julho das Pretas é um mês de reflexão sobre as desigualdades enfrentadas por mulheres negras e uma oportunidade de promover ações afirmativas em diversas áreas da sociedade.
Com a realização dessa sessão, a Câmara Municipal de Amargosa reforça o compromisso com a equidade racial e de gênero, dando um importante passo rumo a uma cidade mais justa, plural e inclusiva.