Morre o ex-deputado Luiz Alberto (PT), um dos fundadores do Movimento Negro Unificado

O ex-deputado federal Luiz Alberto Silva dos Santos morreu aos 70 anos, nesta quarta-feira (13), em Lauro de Freitas, vítima de um infarto. Luiz Alberto foi um dos fundadores do Negro Unificado (MNU).

O político era natural de Maragogipe, no Recôncavo, da comunidade quilombola Baixa do Guaí. Luiz Alberto é reconhecido por por ter atuado incansavelmente na defesa dos direitos da população negra na Câmara dos Deputados.

Ele também atuoui como assessor especial da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH). A secretaria emitiu uma nota de pesar.

“Perdemos não apenas um excelente homem público, comprometido com causas coletivas que certamente orientam as políticas da SJDH, mas um companheiro valoroso, que nos inspirou nos momentos mais desafiadores. Sua marca na vida de todes nós é indelével, pois sua trajetória continuará nos fortalecendo através do tempo”.

Em publicação nas redes sociais, o governador Jerônimo Rodrigues e a primeira-dama do Estado, Tatiana Velloso, lamentaram a morte. O governador determinou luto de três dias no estado.

“Com pesar, recebemos a notícia do falecimento de um grande nome do movimento negro e que dedicou a vida a tornar a Bahia mais igualitária. Luiz Alberto se vai, mas deixa um exemplo para todos. E honrando sua trajetória, determinei o luto de três dias no estado. Eu e minha companheira Tatiana enviamos nosso abraço carinhoso a família, amigos e toda a comunidade neste momento difícil”, registrou Jerônimo.

A Bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Assembleia Legislativa, ao qual era filiado, também lamentou a perda. “Nunca estamos preparados para receber esse tipo de notícia. Você deixará saudade, companheiro! Os movimentos sociais e o Partido dos Trabalhadores têm muito orgulho da sua história, principalmente na luta por melhoria para nosso povo. Sei que agora está no descanso eterno. Rogo ao Pai que conforte o coração de todas as pessoas e nos fortaleça na fé!”, declarou a líder do PT na Alba, deputada estadual Fátima Nunes.

A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA), coordenadora da bancada da Bahia na Câmara lamentou, em seu perfil no X, a morte do ex-deputado federal. “A Bahia e o Brasil perderam um grande quadro do enfrentamento ao racismo com a morte do ex-deputado federal Luiz Alberto, vítima de infarto. Líder do Movimento Negro, ele foi protagonista de muitas lutas e um parlamentar atuante. O @PSBNacional40 se solidariza com a família”, escreveu.

O deputado federal Jorge Solla (PT) também lamentou a morte. “Recebi com tristeza a notícia do falecimento do companheiro Luiz Alberto, ex-deputado federal, símbolo do movimento negro e da luta pela igualdade racial. Foi secretário no governo Wagner e um dos fundadores do PT e da CUT. Manifesto o meu sentimento aos familiares e amigos”, escreveu, no X. Fonte: Correio 24h

Facebook
WhatsApp

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK

Últimas

Não é possível copiar o conteúdo.