Lula é diplomado em cerimônia do TSE e se emociona no discurso

O presidente eleito Lula (PT) e o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSD) foram diplomados nesta segunda-feira (12), em cerimônia no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ato formal serve para certificar que a Justiça Eleitoral apurou o resultado das urnas, aprovou as contas e atesta que eles estão aptos a assumir os cargos. A posse será no dia 1º de janeiro.

Entre as várias autoridades presentes, estavam no local os presidentes Dilma Rousseff e José Sarney.

“Poucas vezes na história desse país a democracia esteve tão ameaçada, a vontade popular foi tão colocada à prova e teve que vencer tantos obstáculos para enfim ser ouvida”, acrescentou Lula.

Na sua fala, o petista ainda falou das pessoas que questionam os resultados das urnas. “Os inimigos da democracia lançaram dúvidas sobre as urnas, cuja confiabilidade é reconhecida há muito tempo por todo o mundo. Ameaçaram as instituições, criaram obstáculos de última hora para que eleitores fossem impedidos de chegar a seus locais de votação, tentaram comprar o voto dos eleitores com falsas promessas de dinheiro farto desviado do orçamento público”, acusou.

Ele elogiou a atuação que classificou de corajosa do Supremo Tribunal Federal (STF) e do TSE durante o período eleitoral, quando “enfrentaram toda a sorte de ofensas”.

O evento precisava ser realizado até o dia 19 de dezembro. O ato acontece desde 1951, com suspensão durante o regime militar, voltando ao cenário em 1989, com a eleição de Fernando Collor.

Facebook
WhatsApp

Não é possível copiar o conteúdo.