A diretora exonerada do Conjunto Penal de Eunápolis, Joneuma Silva Neres, foi presa na noite desta quinta-feira (23). Segundo informações obtidas peloBNews, ela tinha R$ 10 mil em espécie e também foi descoberta uma alta em contas bancárias suspeitas.
A fuga dos 16 detentos contou com a ajuda de um grupo fortemente armado, que invadiu a unidade prisional e trocou tiros com os agentes de segurança. Enquanto isso, os presos perfuraram o teto de uma cela e usaram uma corda improvisada para pular o muro.
O objetivo da ação era libertar o chefe da facção criminosa Primeiro Comando de Eunápolis, Ednaldo Pereira Souza, conhecido como Dada. Os outros 15 detentos libertados também fazem parte da mesma facção criminosa.
Embora a exoneração de Joneuma tenha sido assinada pelo governador Jerônimo Rodrigues no último dia 7 de janeiro, ela já estava afastada da função desde dezembro, após a Secretaria de Administração e Ressocialização Penitenciária (Seap) anunciar uma intervenção no presídio.
Joneuma foi a primeira mulher a ocupar este cargo em um presídio masculino da Bahia. Ela foi nomeada em março de 2024 como substituta do tenente-coronel PM Cleber Santos.
Graduada em direito, Joneuma também possui curso de formação para Agente Penitenciário. Antes de assumir o posto de gestão em Eunápolis, ela já tinha atuado no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas (CPTF), onde iniciou sua carreira na segurança pública. Fonte: BNews