A primeira rodada do grupo D da Copa do Mundo prometia um confronto direto entre Croácia e Nigéria, aparentemente duas candidatas à segunda vaga em uma chave que conta com a Argentina, atual vice-campeã e equipe liderada por Lionel Messi. Na prática, o destino reservou um sábado muito mais saboroso e animador para o pequeno país europeu.
Primeiro, os favoritos sul-americanos tropeçaram diante da esforçada e estreante Islândia. Pouco depois, um gol contra e um pênaltis infantil, ambos oriundos de cobranças de escanteio, garantiram aos croatas a vitória por 2 a 0 em cima dos africados.
O resumo da rodada de abertura no grupo D é uma Croácia com a classificação bem encaminhada, isolada na ponta, com três pontos. Argentina e Islândia, nessa ordem, vêm atrás, cada uma com um ponto cada, enquanto os nigerianos seguram a lanterna zerados.
GOLS
Croácia : Etebo (contra), aos 31 minutos do 1T, e Modric, aos 25 minutos do 2T
CROÁCIA: Subasic; Vrsaljko, Vida, Lovren, Strinic; Ivan Rakitic, Luka Modric, Rebic (Kovacic), Kramaric (Brozovic), Perisic; Mario Mandzukic (Pjaca).
Técnico: Zlatko Dalic
NIGÉRIA: Uzoho; Shenu, Ekong, Balogun e Idowu; Ndidi, Etebo, Obi Mikel (Simy), Iwobi (Musa), Victor Moses; Ighalo (Icheamacho).
Técnico: Gernot Rohr