O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi escolhido como novo papa da Igreja Católica. A escolha ocorreu na primeira votação do segundo turno nesta quinta-feira (8). Ele será o Papa Leão 14.
Robert Francis Prevost, 69 anos, é considerado um “ianque latino-americano”. Nascido nos Estados Unidos, Prevost é conhecido pela sua atuação missionária no Peru durante os anos 1980. A experiência obtida durante a missão lhe conferiu fluência em espanhol e relação com a América Latina. Ele é o primeiro papa norte-americano e ocupava, ao ser eleito, duas funções no Vaticano: prefeito do Dicastério para os Bispos — órgão responsável pela nomeação de bispos — e presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina.
O novo pontífice tem perfil discreto. Ao falar em público pela primeira vez como papa, Leão XIV se emocionou fez referências e agradeceu ao Papa Francisco. “Deus nos ama e Deus ama todos vocês. O mal não vai prevalecer. Estamos todos na mão de Deus”, disse. Dentro da Igreja Católica, Prevost é visto como reformista, alinhado às aberturas implementadas por Francisco.
O religioso é um cardeal da Cúria, próximo do papa Francisco, cuja morte ocorreu em 21 de abril, aos 88 anos. Fonte: Correio