Bolsonaro viaja para os EUA, onde terá reunião com Biden

O presidente Jair Bolsonaro viaja nesta quarta-feira (8) para Los Angeles (EUA), onde participa da Cúpula das Américas. Neste evento, está prevista uma reunião com o presidente dos EUA, Joe Biden. Após a Cúpula das Américas, Bolsonaro viaja para a Flórida para inaugurar um vice-consulado do país.

Na reunião bilateral com Biden, os dois presidentes falarão sobre temas variados. Bolsonaro e Biden têm relação distante, por causa do apoio explícito do brasileiro ao então presidente e candidato à reeleição derrotado, Donald Trump. Não está prevista alguma fala do governo norte-americano sobre as eleições brasileiras, mas a questão ambiental – que também divide os dois países – pode ser abordada.

Na Cúpula das Américas, Biden procura reconstruir a relação com parte dos países latino-americanos após o antecessor Donald Trump não participar da última cúpula, em Lima (PER), em 2018.  A programação da edição deste ano foi iniciada na segunda-feira (6), mas a abertura oficial acontece nesta quarta.

Segundo autoridades do governo norte-americano, os  EUA também pretendem se colocar como o principal parceiro econômico da América Latina para neutralizar as incursões da China.Entretanto, como anfitrião e alegando discordâncias ideológicas, o governo americano excluiu Cuba, Venezuela e Nicarágua da Cúpula das Américas. Ao todo, líderes de oito países não vão participar do evento. 

Fonte: G1

Reconcavo Web TV, inscreva-se!

Facebook
WhatsApp

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK

Últimas

Não é possível copiar o conteúdo.