Amargosa: Conheça a história da Escola M. Almeida Sampaio: Tradição e modernidade para a população


Em 19 de novembro de 1901 foi inaugurado o Prédio Escolar Almeida Sampaio, primeiro estabelecimento de ensino público da cidade de Amargosa, localizado na Praça Tiradentes. A instituição foi inaugurada pelo Intendente na ocasião, o Senhor Francisco Almeida Sampaio, contando com recursos do seu benfeitor. O evento contou com a presença do Governador da Bahia, o Dr. Severino Vieira.  Em 15 de maio de 1972 o estabelecimento foi demolido para que no local fosse construído o Fórum Desembargador Sálvio Martins.

Voltando um pouco na história, em 14 de julho de 1957 na gestão do Prefeito João Leal Sales, tendo como Governador da Bahia o Dr. Antônio Balbino, houve uma junção das escolas isoladas e as que funcionavam  em residências e nos diversos bairros da cidade, dando origem as “Escolas Reunidas Almeida Sampaio”, em homenagem ao Intendente o Sr. Francisco Almeida Sampaio.  A Escola passou a funcionar na Rua Dr. Lauro de Freitas, no Prédio Escolar Maria Rosa de Noronha, que foi uma das primeiras professoras da cidade a dedicar sua vida à instrução de crianças. A escola fará 63 anos funcionando neste mesmo espaço, no próximo mês.

Ao longo dos anos, no passado e no presente, muitos nomes de grandes educadoras da nossa cidade passaram pela instituição, dentre elas, vale destacar:

Alzira Sande de Oliveira; Amandina  Brandão; Angelina Cabral dos Santos, Delia do Amaral Gonçalves; Juventina Cunha; Margarida Cabral; Maria Stela Lopes (Mariinha); Marília Chagas Sampaio (Maru); Nair Lopes da Silva; Edelvira Sales Andrade; Ocirema Lomanto; Ana Emília Neves da Rocha; Emília Brasil; Zélia Cruz; Paula Maia Sales; Cybele  Cardoso; Edeltrudes Souza; Dinalva Andrade; Rita Andrade; Regina Almeida; Belarmina Santos; Lúcia Borges; Zezilda Barbosa; Sílvia Fonseca;  Eliane Chagas; Albene Queiroz; Mariá Rezende; Anatália Souza;  Sônia Lúcia Leal;  Izabel Muniz;  Gláucia Cabral; Terezinha Cruz Souza;  Gisélia Ribeiro; Maria Carmo Barreto;  Rita Andrade; Marivone Batista; Marilza Nunes; Ivete Silva; Nestorlina Pita; Lurdes Barbosa; Adeilda Sales; Paula;  Lia; Viviane; Andréa; Osana; Tarcísio Silva;  Alex Rabaiolli e tantos outros queridos docentes.  As Diretoras: Zilda Maria Ferreira Cardoso de Andrade, Dalva Ferrari Bulhões, Aidê Alcântara, Eliane Mercês Silveira Pereira, recentemente as professoras: Silvana Sales (Teca Sales) que deixou um legado significativo e Mariely Andrade, esta última, vale destacar, a primeira a assumir após o processo de municipalização da escola.

Para a garimpeira e guardiã da história da Cidade, a Professora Regina Vaz: “A Escola Almeida Sampaio, ao longo de toda sua história, formou uma geração de bem-sucedidos profissionais nas diversas áreas da sociedade baiana. Comerciantes, comerciários, funcionários públicos, profissionais liberais e autônomos, pintores, dentistas, políticos, advogados, feirantes, bancários, professores, escritores, fazendeiros, pedreiros, médicos, auxiliares administrativos, homens e mulheres da zona rural e urbana da cidade, mestres e doutores, todos passaram pelos bancos sagrados da escola. Uma geração que entra para a história da cidade, formadas por grandes educadoras que estarão para sempre na memória do nosso município”.

Ainda para Professora Regina: “Uma missão quase impossível relembrar tantos alunos, já que todos para mim, foram muito importantes, mas dentre muitos posso destacar: A Secretária Estadual de Cultura, Atriz,  Militante do Movimento Negro Arany Santana, primeira mulher negra a assumir a pasta no Estado e a Promotora Ediene Lousado,  primeira mulher escolhida para chefiar o Ministério Público da Bahia, foi Procuradora-Geral, Conselheira do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e Atualmente exerce o cargo de Procuradora-Geral de Justiça e de presidente do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH) do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG)”.  Finaliza saudosa a Veterana Mestra.

A partir de 2014 com a implantação do Programa de Educação Integral, a Unidade Escolar passa a atender seu público em Tempo Integral, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental Séries Finais. Do momento da sua fundação até hoje, o prédio que abriga a unidade passou por quatro reformas, sendo a penúltima finalizada no ano de 2014 e em 2016 na Gestão do Governador Rui Costa.  Com a Portaria nº 10.106/2016 a unidade escolar passou a denominar-se Escola Estadual Almeida Sampaio.

No ano de 2019 a Escola Almeida Sampaio, já municipalizada atendeu 18 turmas do Ensino Fundamental Séries Finais.  Em 2020 estes números são ainda maiores, com 14 turmas no turno matutino, 9 turmas no turno vespertino e 9 turmas no turno noturno, totalizando uma média de 1.173 alunos matriculados na instituição nos três turnos de funcionamento.

A escola atende seu público nos turnos matutino/vespertino com 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental Séries Finais, no noturno funciona o Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CMEJA), ofertando ensino do 3º ao 9º ano.

MODERNIZAÇÃO, PROGRESSO, DESENVOLVIMENTO: A MUNICIPALIZAÇÃO E O FUTURO DE SUCESSO DA ESCOLA MUNICIPAL ALMEIDA SAMPAIO.

A Escola Municipal Almeida Sampaio passou recentemente no ano de 2019 pelo processo de municipalização através do convênio 17/2019 em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, na gestão do Professor Jerônimo Rodrigues. Com isso, o sentimento de ampliar este espaço se tornou uma meta para o Prefeito Júlio Pinheiro.

Considerada a maior obra da educação municipal, a reforma se constitui grandiosa, tendo um investimento de mais de dois milhões de reais. A Escola Municipal Almeida Sampaio, passará a ser um espaço completamente modernizado.

O projeto para a reforma foi assinado pela Engenheira Rita Sampaio e executado pela empresa Acisa Construções e Empreendimentos. O recurso financeiro teve o apoio de uma emenda parlamentar do Deputado Jorge Sola, garantindo total renovação da estrutura física e mobiliária da escola.

Com nova fachada, construção de nova e ampla cozinha, ampliação do refeitório, reestruturação e adequação dos banheiros, ampliação e melhoria das salas de aulas, dos espaços de convivência que foram construídos de acordo com as normas de acessibilidade, reforma dos pátios, almoxarifado, sala de direção, secretaria escolar, depósito de merenda,  troca do telhado,  ampliação da biblioteca, sala com recurso multifuncional,  quadra de esporte, melhoria da parte elétrica e hidráulica, construção de auditório com capacidade para 300 pessoas e que faz uma justa homenagem ao Senhor Valdemir Santana Moura, antigo e dedicado funcionário da escola, infelizmente já falecido. A requalificação faz parte do pacote de obras da Prefeitura Municipal, o Amargosa TOP, que desde o seu início em janeiro de 2019 já revolucionou a história da cidade.

A inauguração simbólica da Escola, em virtude do isolamento social, por conta da pandemia da Covid-19, aconteceu em 19/06/2020, dia do Aniversário de 129 anos de emancipação política da cidade, através de uma live, apresentada por Carlos Munõz diretor de cultura e turismo, tendo como presença o prefeito da cidade, a secretária de educação, o presidente da câmara, vereadores, o diretor da instituição, representante da polícia militar e alguns profissionais da escola, evitando aglomeração como preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS).  O evento emocionou à todos, sendo considerado um momento histórico para a educação municipal.

O Prefeito Júlio Pinheiro e a Secretária de Educação Márcia Batista, entregaram a população um equipamento de excelente qualidade física e que aliará, conforto, segurança e modernidade ao excelente ensino que sempre foi tradição na Instituição. Para Júlio: “Estamos entregando uma escola com excelente padrão de qualidade. Uma escola de alto nível, nada menos do que o nosso povo merece”.

Já a Secretária Márcia Batista, afirmou que: “Mais que um investimento na educação, estamos entregando um patrimônio, rico de histórias e memórias e para todas as gerações de alunos de nossa cidade”.

A equipe gestora formada pelo Professor Valdomiro de Jesus Santos (Diretor), Silmary Santos e Amilton Nunes (Vice-Diretores), Ayesha Paula Sales, Eura Borges, Lívia Figueiredo, Silvia Milena Brito, Vanda dos Santos (Coordenadoras), funcionários, professores e comunidade escolar em geral, firmaram o compromisso de oferecer uma educação de excelente qualidade para a população de Amargosa, aliado a uma excelente estrutura física que conta com: 14 salas de aulas, 01 auditório, 01 refeitório, 01 secretaria escolar, 04 banheiros, sala dos professores com banheiro, banheiro para servidores, sala de coordenação, sala de direção, guarita para segurança e futuramente 01 arquivo e 01 biblioteca ainda mais ampla.

A escola, precisa ser um espaço de identificações. A Professora Silmary Santos que é vice-diretora, define que: “Sou fruto da classe popular, mulher preta, de família humilde, uma professora vinda da escola pública. E ao assumir a vice-direção do Almeida, passei a pensar neste lugar de transformação de sujeitos, como fui transformada no passado. Me identifico com os alunos e avalio que enquanto docentes e gestores da instituição que somos, temos o mesmo compromisso, o de transformar vidas através de uma educação pública de qualidade. E por isso, fazemos na instituição uma gestão participativa, integrada, humanizada, com foco exclusivo na transformação dos nossos alunos”.

Sobre os desafios para o futuro, o Diretor e Professor Valdomiro Santos (Bithy) afirma que: “A unidade escolar tem como visão a necessidade de criar uma proposta educacional onde a informação caminhe lado a lado com a formação do ser intelectual e o emocional, da criatividade, da afetividade, visando à formação cidadã do aluno. Se avaliarmos o recurso humano/quadro profissional que temos hoje na escola, entre gestores, professores, técnicos e funcionários, em breve teremos uma escola de grandes resultados não só aqui mas em toda região do Vale do Jiquiriçá. Em resumo, são muitas emoções e estamos muito felizes. Agora vamos celebrar e agradecer ao Prefeito Júlio Pinheiro e a Secretária Márcia Batista por esta grande conquista. Agradecer aos colegas que estão junto comigo, neste desafio de fazer um ensino cada vez melhor para a cidade e agradecer em especial as famílias, por confiar e matricular seus filhos nesta unidade escolar”.  Finaliza o Professor Bitthy, Diretor da Instituição.

Facebook
WhatsApp

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK

Últimas

Não é possível copiar o conteúdo.