Como em qualquer ciclo de vida com início, meio e fim, o Gol, carro da Volksvagem e com alta popularidade em solo brasileiro, encerrou a sua história. Depois de 42 anos no mercado, sendo 27 como líder de vendas no país, a montadora alemã colocou um ponto final.
De acordo com as informações, vários foram os fatores que impediram a continuidade da linha de produção. Entre eles, a falta de interesse do brasileiro em carro compacto e a queda nos números de vendas, o que pesou no fator econômico.
Apesar das justificativas, o Gol, veículo que marcou época no país, sabe que a sua história é riquíssima e, que dificilmente terá um outro do mesmo nível para ser arrebatador no coração dos brasileiros.
Abaixo vamos relembrar algumas heranças que o modelo deixou no mercado automotivo e fique tranquilo, pois sempre tem um Gol à venda para ser adquirido.
História
Criado na década de 1980, o Gol é uma mescla do Fusca na parte do motor e a evolução do Passat em termos de design. Sendo assim, rapidamente ele se tornou uma grande paixão nacional e tornou-se um dos veículos mais vendidos da história.
Ao longo dos anos, principalmente na década de 90, a transformação foi vista e aprovada pelos condutores com muito entusiasmo. Quem não lembra da mudança no formado com o “Gol Bolinha”. Pouco antes dos anos 2000, a sua versão quatro portas também foi uma febre e fez a Volksvagem vender diversos carros.
Na década de 2000 em diante, o Gol acompanhou a evolução do setor automotivo e nunca perdeu o seu valor. Ciente do que poderia lucrar, a Volks deitou e rolou nos modelos produzidos. Dos mais conservadores aos que curtem uma versão mais esportiva dos carros, o Gol esteve presente em todos os modelos.
Motor
O Gol GT, lançado em 1984, foi um dos primeiros carros do mercado com motor 1.8, uma novidade na época. Pouco depois, a estreia foi com a injeção eletrônica fabricada em solo brasileiro, que tornou-se uma sensação na ocasião.
Na década de 2000, a inovação veio ainda mais forte e o Gol TotalFlex foi o primeiro veículo do país adaptado para rodar tanto com álcool quanto com gasolina.
Praticidade
Diferente dos concorrentes, o Gol deixa a sua marca na herança dos carros nacionais como a praticidade em conduzir o veículo. Câmbio de 5 marchas, peças rápidas e fáceis de adquirir no mercado, entre tantas outras possibilidades que o tornavam fácil de dirigi-lo.
Charmoso
Como foi dito acima, apesar de acompanhar todas as evoluções do mercado automotivo, o Gol nunca perdeu o seu charme. A montadora explorou até a última gota o seu formato e não se rendeu a grandes tecnologias para permanecer como um dos grandes sucessos de vendas no país.
Inclusive, o modelo mais “vintage” ainda permanece como um dos carros mais vendidos e trocados do país. É comum ver um Gol por aí enquanto anda pela cidade ou até mesmo estradas do Brasil.