O Ministério da Saúde reservou R$ 250 milhões a mais para aumentar o número de cirurgias eletivas a serem realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na Bahia, serão quase R$18 milhões a mais disponibilizados para esse tipo de cirurgia.
De acordo com a Agência Brasil, os repasses vão começar a ser feitos ainda em janeiro e a intenção do Ministério da Saúde é zerar as filas para 53 tipos de procedimentos, como oftalmológicos – catarata e doenças da retina – além de cirurgia para correção de hérnias e retirada da vesícula biliar.
Dados registrados no sistema de informação do SUS mostram que ao longo de 2018 foram realizadas 2,4 milhões de cirurgias eletivas em todo país. Até outubro de 2019, foram 2 milhões de procedimentos realizados em todos os estados brasileiros.
Os gestores estaduais, municipais e do Distrito Federal, responsáveis pela organização e a definição dos critérios que garantam o acesso do paciente aos procedimentos cirúrgicos eletivos, podem se programar para utilização os recursos de acordo com as demandas da população de cada estado.
Fonte: Aratu On.