

O primeiro lugar de Medicina na Universidade de São Paulo (USP) tem dono e ele é um baiano. O soteropolitano Wesley de Jesus, de 23 anos, estudante da rede pública de ensino e morador de Águas Claras, na região de Cajazeiras, alcançou um feito histórico na edição de 2025 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O jovem conquistou o primeiro lugar na disputa por uma vaga no curso de Medicina da universidade paulista, considerada uma das instituições de ensino superior mais prestigiadas da América Latina.
Wesley, que é filho de um pedreiro com uma trabalhadora doméstica, ambos vindos do sertão baiano, dos povoados de Lamarão e Água Fria, na região do Sisal, superou as barreiras da desigualdade de oportunidades para liderar a lista de aprovados na instituição, uma das mais concorridas do país. Além da USP, o desempenho do estudante garantiu a ele aprovações em diversas universidades federais pelo país, consolidando uma trajetória marcada pelo aproveitamento máximo dos recursos da educação pública.
“Acordava cedo pra estudar, 5h da manhã já estava acordado, mas eu sempre reconheci desde pequeno que a educação é um fator primordial para a mudança de realidades. Eu me via como um atleta de grande desempenho para poder me preparar para a prova”, relata. Fonte: Correio










































