Caravana Literária de Amargosa se apresentará no 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia em Juazeiro/BA

A Caravana Literária de Amargosa apresentará, no dia 15 de outubro, o espetáculo Segredos Ancestrais durante o 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia, que tem como tema “Agroecologia, Convivência com os Territórios Brasileiros e Justiça Climática”.

A apresentação integra o FACA – Festival de Arte e Cultura da Agroecologia, que compõe a programação do Congresso, realizado de 15 a 18 de outubro de 2025, no campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Juazeiro/BA.

Segredos Ancestrais é o primeiro espetáculo da Caravana Literária e vem sendo apresentado desde junho de 2025, especialmente nas escolas municipais de Amargosa/BA. Inspirado nas obras “O Segredo de Santinha”, de Alessandra Gomes e Ângela Grillo, e “De Onde Vem Nossa Comida?”, caderno lançado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e organizado por Maria Cristina Vargas e Nívia Regina da Silva, o espetáculo entrelaça cenas vibrantes, músicas autorais, cantigas populares e poesia em uma narrativa que celebra a agricultura familiar, a agroecologia, o uso consciente da terra e a sabedoria ancestral.

Com dramaturgia e direção de Adê Argolo e direção musical de Erick Asuos, a encenação se desenrola na feira livre de Amargosa, onde Santinha, guardiã dos saberes herdados de seus antepassados, compartilha curas, histórias e reflexões com quem passa por sua barraca. Entre chás, rezas, encantamentos e memórias, o público é convidado a refletir sobre o papel social da terra, a importância da Reforma Agrária e os impactos do agronegócio na alimentação e no meio ambiente.

Quando: 15 de outubro de 2025

Onde: UNIVASF – Juazeiro/BA (em frente ao Multieventos)

Classificação: Livre

Duração: Aproximadamente 50 minutos

Ficha Técnica

Texto e Direção: Adê Argolo

Direção Musical: Erick Asuos

Elenco: Alaine Gama, Bantu Sanjessi, João Ceará, Ludy Pérola, Itamiles Santos, Mayara Barreto, Raiz de Odara

Músicos: Erick Asuos, João Ceará e Kaylon Silva

Facebook
WhatsApp

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK

Últimas

Não é possível copiar o conteúdo.