Militantes do PT de Salvador protocolam recurso contra candidatura de Geraldo Júnior

Três filiados ao Partido dos Trabalhadores (PT) em Salvador, Rodrigo Pereira, Maria Maranhão e Cristiano José Rocha Cabral, protocolaram junto ao Diretório Nacional do PT um requerimento acompanhado de pedido de medida cautelar contra a pré-candidatura de Geraldo Júnior (MDB) na capital.

A polêmica teve início quando, em uma reunião realizada no primeiro semestre de 2023, o Diretório Municipal do PT em Salvador aprovou a apresentação de uma candidatura própria à prefeitura nas Eleições de 2024. Dois pré-candidatos, Rodrigo Pereira e Robinson Almeida, se inscreveram para concorrer.

Em agosto de 2023, o Diretório Municipal indicou oficialmente a pré-candidatura de Robinson Almeida. No entanto, no final do mesmo ano, a Executiva Municipal surpreendeu a militância ao anunciar, em 27 de dezembro, o apoio à candidatura de Geraldo Júnior (MDB), contrariando a decisão prévia de candidatura própria.

“O recurso foi feito, pois os trâmites internos não foram garantidos. A política é bastante dinâmica, cenário é construído e desconstruido. Nossa disputa é interna. Estamos reivindicando que as regras estabelecidas pelo estatuto e pela direção Nacional do PT, sejam executadas”, declarou Pereira, que foi candidato a prefeito pelo PCO em 2020, ao BNews.

A Executiva Municipal, em nota pública, justificou o apoio a Geraldo Júnior alegando compromissos com lideranças externas, como o governador Jerônimo Rodrigues, o senador Jaques Wagner e o ministro Rui Costa. Os filiados, no entanto, argumentam que essa atitude fere a democracia partidária e desrespeita as normas estabelecidas pelo Diretório Nacional.

Os requerentes destacam que, conforme a Resolução aprovada em setembro de 2023, qualquer proposta de apoio a candidaturas de outros partidos deve obedecer à política de alianças definida pelo Diretório Nacional do PT. Além disso, o prazo para a homologação dessas propostas era até 30 de novembro de 2023.

Diante dos acontecimentos, os filiados solicitam ao Diretório Nacional do PT que adote uma medida cautelar para suspender qualquer participação da Executiva Municipal do PT em Salvador na candidatura de Geraldo Júnior (MDB). Além disso, pedem a garantia do cumprimento das regras eleitorais, incluindo a aprovação de um calendário para a definição da tática eleitoral no município, com prazos claros para inscrição de pré-candidaturas e a realização de eventuais prévias e encontros municipais.

O requerimento foi protocolado em 17 de janeiro de 2024, e os filiados aguardam uma resposta do Diretório Nacional do PT. Procurados pelo BNews, os diretórios do PT em Salvador e do PT na Bahia ainda não se pronunciaram sobre o caso. Fonte: BNews

Facebook
WhatsApp

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK

Últimas

Não é possível copiar o conteúdo.