Projetos Monitores do São João e a Casa de Atendimento ao Turista já é tradição em Amargosa

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Amargosa, de todas as Secretarias Municipais e da Diretoria de Cultura e Turismo, foram implantados dois projetos de grande relevância no São João da cidade.  A Casa de Atendimento ao Turista (CAT) – e os Monitores do São João, os dois projetos foram coordenados pela Professora Ana Carla Nunes, Turismóloga, Historiadora, Especialista e Mestre em Educação, e tem por objetivo principal atender o turista de maneira qualificada, promover o turismo e a cultura local, preservar e divulgar a rica história da Cidade de Amargosa e seus artistas, sobretudo despertar o interesse da população em valorizar e “cuidar” da cidade por meio da preservação e interpretação do seu patrimônio cultural.

O projeto conta este ano com uma turma de 10 monitores-estagiários, todos estudantes das Escolas Públicas do município e é composto também por uma equipe, formado por uma Coordenadora Geral dos Projetos, a Professora Ana Carla Nunes, uma Coordenadora Pedagógica, a Professora Rafaela Guimarães e uma Coordenadora do CAT, a Professora Quésia  Oliveira, o Diretor de Cultura e Turismo de Amargosa, Carlitos Munõz, o Fotógrafo Salvador Miranda e a Assessoria de Imprensa de Mário Alves.

Estes jovens monitores são provenientes dos bairros periféricos e são devidamente matriculados nas escolas públicas da cidade.  Os monitores participaram de um processo formativo por um período de 10 dias com aulas teóricas e práticas. Após as qualificações e no dia do aniversário de Amargosa, em 19 de Junho de 2022, os jovens foram certificados e receberão uma bolsa-estágio por atuarem como Monitores nos 4 dias do São João de 2022 pela Prefeitura Municipal de Amargosa. Durante os dias de atuação no CAT, os jovens recebem lanche, equipamentos de proteção de Covid e estão devidamente fardados e portando crachás, o que facilita que sejam reconhecidos por turistas, moradores e visitantes.

Esta iniciativa apoiada por todas as Secretarias Municipais e vinculada a Diretoria de Cultura e Turismo, possibilita que estudantes e jovens da educação pública tenham efetivas possibilidades de qualificação profissional e acesso as oportunidades de estágio dentro da estrutura da própria Prefeitura Municipal de Amargosa e nos festejos de São João, um dos mais importantes da Bahia.

Os Monitores do São João estão disponíveis para receberem, tirarem dúvidas, fornecerem informações turísticas, aplicarem pesquisas de satisfação do nosso São João, com toda população de turistas, visitantes e moradores de Amargosa.

Durante todo festejo junino, o CAT estará funcionando na Praça do Bosque, na Vila Junina ao lado da réplica da Catedral, das 10 às 17h com lindas exposições de fotos antigas e atuais da Cidade, livros, fotografias, artesanatos de muitos artistas de Amargosa. E diariamente, além de um excelente espaço de acolhimento, os turistas podem escolher um cartão postal com lindos registros da Cidade, feitos pelo fotógrafo Edson Andrade e enviarem gratuitamente para uma pessoa querida, de qualquer parte do Brasil e do mundo. Além deste serviço, tours guiados partindo da vila junina saindo sempre às 15h, são ofertados aos turistas. O roteiro do Centro Histórico de Amargosa tem um percurso curto, perpassa pelas principais praças da cidade, uma caminhada leve com duração média de 1h, mas com uma grande profundidade histórica da nossa Cidade Jardim.

Facebook
WhatsApp

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK

Últimas