Nuvem ‘cumulus nimbus’ chama a atenção de moradores de Feira de Santana e região; veja o vídeo

Moradores dos territórios de identidade do Portal do Sertão e do Sisal ficaram surpresos com uma formação de nuvens que apareceu no céu desta quinta-feira (19). O fenômeno chamou a atenção pelo formato de bigorna e pela coloração diferente. O Bahia Notícias entrou em contato com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), que explicou o fenômeno.

Cumulus Nimbus (Foto: Leitor / BN)

“Essa formação de nuvem é denominada cumulus nimbus. Ela se dá devido a uma zona de baixa pressão e instabilidade atmosférica, com uma corrente ascendente de ar que transporta a umidade da superfície para altos níveis atmosféricos e, posteriormente, essa umidade se condensa devido a diminuição da temperatura, para se transformar em nuvem”, disse, em nota.

Segundo o Inema, esse tipo de nuvem é muito comum em tempestades de verão e normalmente pode ser observada em períodos da tarde. “A alta temperatura do solo nesses horários fornece energia suficiente para a sua formação”.

Já a coloração da nuvem seria provocada pela incidência da luz solar. “A curiosidade nas imagens é a coloração da nuvem, que se dá devido ao ângulo do sol se pondo em relação a nuvem, com os raios de sol e iluminando de baixo para cima, nos fornecendo mais um espetáculo da natureza”, finalizou.

Veja o vídeo:

Fonte: Bahia Notícias

Compartilhe

Copyright © Recôncavo Notícias - Jornalismo com Seriedade e Profissionalismo
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é comunicado-mma-anigif.gif
Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com