Prefeitura de Amargosa revitaliza o arquivo municipal

Um arquivo público municipal é uma importante fonte de informação e peça fundamental para o atendimento das demandas relacionadas à cidadania, como, por exemplo, dados sobre os atos governamentais, andamento e solução de questões administrativas, econômicas e jurídicas, informações das secretarias de saúde, educação, meio ambiente, assistência social, além de raízes históricas do município, festas, costumes regionais, entre outras.


No início da atual gestão, no ano de 2017, o local foi encontrado abandonado, por isso a Prefeitura de Amargosa está realizando toda a reestruturação do arquivo municipal. 


Atualmente a sede foi transferida de lugar e agora está localizada na Avenida Doutor Aberlado Veloso, Centro, em cima do Almoxarifado Central, onde possui mais espaço e maior ventilação. Também foram adquiridos novos equipamentos, como: computadores, câmeras de segurança e prateleiras.


Outra preocupação constante foi com a capacitação de toda a equipe, de modo que estivesse preparada para receber os visitantes. Além disso, o arquivo está passando por um processo de digitalização de demandas, tornando mais fáceis e rápidas as consultas de rotina. O horário de atendimento também foi prorrogado, estando em funcionamento agora das 8h da manhã às 18h.


Apesar de todo o empenho da equipe, diversos documentos ainda poderão ser descartados, em razão das precárias condições em que foram armazenados. Por isso, a partir de agora, a Prefeitura Municipal de Amargosa inicia um convênio junto à fundação Pedro Calmon que visa consolidar um espaço de memória, integrando o arquivo e a biblioteca, buscando assim, a preservação e estruturação desta unidade. 


O arquivo público municipal está limpo, organizado e cada vez mais se modernizando para atender qualquer cidadão que queira conhecer a história da nossa cidade e fiscalizar as políticas municipais ao longo dos anos.

Fonte: DICOM/PMA

Facebook
WhatsApp

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK

Últimas

Não é possível copiar o conteúdo.