Amargosa: Colégio Pedro Calmon amplia conectividade com os estudantes, nesse contexto de pandemia

O Colégio Estadual Pedro Calmon (CEPC), mesmo diante de certas adversidades impostas pelo contexto da pandemia da Covid-19, vem realizando, através do ensino remoto, algumas ações pedagógicas. Foram realizadas reuniões de professores, pelas plataformas Zoom e Google Meet, para avaliar o contexto e traçar algumas ações. Igualmente foi realizada reunião com os líderes para o acompanhamento das turmas. Além disso, foi elaborado e aplicado um questionário para Diagnóstico Situacional dos estudantes, buscando entender a sua realidade, bem como informações sobre o nível de acesso à internet.

Reunião com líderes de classe.

A fim de estimular a continuidade dos estudos dos discentes, foi criada a página #CEPConectadono site do colégio, para disponibilização das atividades elaboradas pelos professores do CEPC, bem como de links para os roteiros de estudos e plataformas diversas. Também foram propostas discussões com os estudantes via WhatsApp, correção de rotinas de estudo propostas pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), resolução de questões de Matemática com os alunos do 2° ano e interação com o Robô de Inglês da ChatClass, também por essa rede social. Uma outra proposta de atividade também utilizada e que tem boa aceitação por parte dos estudantes são os questionários elaborados usando o Google Forms. A correção de redações também faz parte das ações de acompanhamento e retorno aos estudantes.

Live: Saúde Emocional

Além disso, outros encontros virtuais estão sendo realizados, como, por exemplo a pesquisa e o desenvolvimento de projeto para o programa “Respostas para o Amanhã”, a realização de Lives e o Bate-papo Filosófico, pelas plataformas Instagram, Zoom e Google Meet.

O Bate-papo Filosófico tem possibilitado aos alunos uma reflexão acerca de temáticas sobre: “Atitudes filosóficas”; “Ciência com consciência”; “Amor: Eros, Ágape e Philia”; “Direitos humanos”. A primeira Live realizada teve a participação da Psicóloga Gabriela Pinto e foi discutida “A saúde emocional em tempos de pandemia”.

Uma outra ação que teve alta adesão por parte do corpo discente foi o 1º Simulado On-line do CEPC. A Prova de Linguagens e Ciências Humanas foi realizada no dia 19 de julho, contando com a participação de mais de 200 estudantes, e a Prova de Matemática e Ciências Naturais será realizada no próximo domingo, dia 26 de julho.

O CEPC também marcou presença enviando estudantes do 3° ano para participarem do minicurso de Filosofia: A Banalidade do Mal nos dias atuais, em parceria com o projeto “Filosofia de Quinta” da UFRB.

Prova 2 do Simulado Online

É importante ressaltar que, além dessas ações relatadas, existem outras atividades que estão em desenvolvimento para serem implantadas. Todo esse trabalho do CEPC visa proporcionar uma continuidade dos estudos enquanto o isolamento social for necessário para conter a disseminação da Covid-19.

Facebook
WhatsApp

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK

Últimas

Não é possível copiar o conteúdo.