Manchas de óleo voltam a aparecer em praia da Bahia

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Manchas de óleo voltaram a aparecer na praia de Itacimirim, no município de Camaçari, nesta quarta-feira (30). Apesar de não serem encontrados em grande quantidade, foram notadas por moradores.

Em entrevista para o jornal Correio, o diretor do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Francisco Kelmo, o material é o mesmo que teria contaminado o litoral brasileiro em 2019. “Pelas características que verifiquei hoje, é um material que estava soterrado e que, com as mudanças de tempo, frente fria, chuvas fortes e muita ventania, esse material foi desenterrado”, explica o biólogo.

Para o jornal,  o especialista disse que o óleo achado é cru de alta intensidade e, por isso, não flutuava na superfície da água. Ao chegar na zona mais rasa e encontrar estruturas rochosas, como corais, o material grudava. O material foi encaminhado para o Instituto de Geociências da UFBA.

Na época dos fatos, as manchas iniciais de óleo apareceram a 700 km da costa brasileira (em águas internacionais) e atingiram mais de 250 praias do Nordeste.

Fonte: Bahia.ba

Recôncavo Web TV, inscreva-se!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Últimas

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com