Vídeo: Casa desaba e arrasta poste na Gamboa em Salvador

Foto: leitor BNews

Parte de uma casa desabou na Gamboa de Baixo, em Salvador, levando um poste, por volta de 1h desta segunda-feira (8). A proprietária da residência, a autônoma Gleide passos, 39 anos, lamentou perder 10 anos de investimentos no imóvel. “Perdi tudo. Gastei R$ 30 mil só com a reforma do primeiro andar, mais R$ 5 mil no segundo andar, mais móveis e eletrodomésticos. Tudo virou escombros e lixo, não posso nem entrar para pegar roupas, nem documentos. Tudo virou lixo”, relatou ao BNews.

No momento do desabamento, a proprietária da residência estava na casa da companheira e escapou da tragédia. “Os vizinhos que me ligaram, na madrugada, e avisaram que a casa estava desabando. Desde então, estou aqui olhando minha casa descer pelo barranco aos poucos”, lamentou. 

Ainda de acordo com Gleide, além das fortes chuvas que atingiram Salvador nesta madrugada, o desabamento poderá ter outra causa. Segundo ela, um encanamento da Embasa que despejava água no terreno pode ter contribuído para o desabamento. “Há três meses, um esgoto estava vazando e minando meu terreno. Os técnicos da Embasa vinham, faziam o conserto e cano voltava a vazar”, aponta.

Além da casa de Gleide, um poste, parte do caminho utilizado pelos moradores e encanamentos da rua também despencaram com o barro e escombros, situação que deixou o bairro da Gamboa sem água e sem luz em algumas partes.

Os moradores estão temerosos que o risco de deslizamento da casa impulsione  a queda do barranco, situação que pode levar dezenas de casas morro a baixo.

Veja o vídeo:

A moradora informou que técnicos da Codesal que estão no local irão direcioná-la para cadastramento no auxílio moradia. De acordo com a  Defesa Civil do Salvador (Codesal), os órgãos necessários serão acionados para afastar o risco. Ninguém ficou ferido na Gamboa.

De acordo com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), uma equipe está no local para avaliar a rede de água e esgoto, além de reparar os danos e fazer a manutenção da rede de abastecimento de água já está .

Balanço
Ainda de acordo com a Defesa Civil, de 0h até 6h46 desta segunda-feira (8), foram registrados 12 ocorrências. E o volume de chuva registrado em Salvador, nas últimas 24 horas foi de 164 milímetros, valor que se aproxima do esperado para o mês inteiro em Salvador, que era de 165 milímetros.

Fonte: Bocão News

Compartilhe

Copyright © Recôncavo Notícias - Jornalismo com Profissionalismo
Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com