Siamesas nascidas em S. A. de Jesus chegam a Goiânia para cirurgia de separação

Foto: reprodução

As duas gêmeas siamesas que nasceram unidas pelo abdômen foram internadas nesta sexta-feira (16) no Hospital Materno Infantil, em Goiânia. Elas nasceram em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo da Bahia, e foram transportadas de avião até a capital goiana.

Laura e Lais nasceram na quinta-feira (15). Exames preliminares indicam que elas dividem o fígado e o intestino. Quando chegaram a Goiânia de avião, foram levadas dentro de incubadoras pelos bombeiros na ambulância neonatal até o hospital. Elas estão acompanhadas de uma tia.

Em nota, o HMI disse que a transferência aconteceu após a equipe do hospital baiano entrar em contato com o médico Zacharias Calil, referência no acompanhamento nesse tipo de caso. Elas nasceram de 36 semanas. Juntas, pesam 3.798 kg.

Elas estão internadas na unidade de cuidados intermediários neonatal em estado estável e vão começar uma dieta via oral. Ainda não há uma previsão sobre cirurgia de separação das duas.

O HMI é o único hospital ligado ao SUS capaz de realizar a separação de siameses. Já foram registrados 39 casos desde 2000.

A mãe das siamesas, Liliane Silva dos Santos, mora na cidade Piraí do Norte, a cerca de 120 km da cidade onde o parto foi feito. A previsão é que as gêmeas nascessem daqui dez dias, mas as meninas chegaram antes.

A mãe das meninas segue internada no hospital na Bahia. Em nota, o Hospital e Maternidade Luiz Argolo informou que a mulher perdeu muito sangue durante o parto e, por isso, precisou retirar o útero. Devido a uma complicação, ela está internada na UTI. O estado de saúde é estável.

Fonte: G1

Recôncavo WebTV:

Compartilhe

Copyright © Recôncavo Notícias - Jornalismo com Profissionalismo
Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com