Setembro Amarelo: Uma pessoa comete suicídio a cada 40 segundos, aponta OMS

Foto: Reprodução ONU

A cada 40 segundos, uma pessoa se suicida no mundo. O número foi divulgado, nesta segunda-feira (9), pela Organização Mundial da Saúde (OMS), véspera do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, celebrado em 10 de setembro. Ainda segundo relatório, está a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos.

A OMS também apontou que 79% dos suicídios se concentram em países de baixa e média renda. Os números da publicação são referentes a 2016 e, mostram ainda, que a taxa global de suicídio foi de 10,5 por 100 mil habitantes. Já nos países de alta renda, o índice foi de 11,5 por 100 mil habitante.

É estimado que cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida todos os anos. No Brasil, em 2016, foram registrados 13.467 casos de suicídio, dos quais 10.203 foram de homens. Entre jovens de 15 a 19 anos, o suicídio foi a segunda causa de morte entre as meninas, após complicações na gravidez, e a terceira entre meninos, após acidentes de trânsito e casos de violência.

Mais da metade dos casos de morte por suicídio no mundo (52,1%) ocorre entre pessoas com menos de 45 anos. O levantamento destacou também que as principais formas de comer suicídio foram: enforcamento, envenenamento com pesticidas e uso de armas de fogo.

Fonte: BNews

Compartilhe

Copyright © Recôncavo Notícias - Jornalismo com Profissionalismo
Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com