fbpx

São João em casa: Conheça receitas simples e econômicas para deixar sua mesa Junina mais gostosa

Pode formar a quadrilha, colocar o bolo para assar e o licor para gelar: chegou a melhor época do ano para os nordestinos, o tão esperado, festejos juninos, e não é preciso deixar a festa passar em branco.

Com a chegada de junho, os pratos típicos da festa de São João são requisitos obrigatórios. Milho, amendoim, quentão, vinho quente, pamonha, paçoca, canjica, licor, pé de moleque, sequilhos, balinhas de jenipapo… São muitas as delícias juninas!

Em outros anos, o nosso interior já estaria cheio de turistas, decoradas com balões e bandeirolas pendurados por todo canto e tocando muito forró.
Porém com a pandemia do novo coronavírus a recomendação é de isolamento social, as celebrações juninas foram canceladas, mas isso não quer dizer que é preciso deixar a fogueira apagar.

Eu sou daquelas que acreditam que esta é a melhor época do ano em matéria de comilança, se você é concorda comigo, então vai amar o que reservamos para deixar o seu São João mais gostoso.
Mesmo sem o arraial é possível reproduzir em casa as receitas típicas desta época que é tão importante para nós.

Por esse motivo selecionei duas receitas práticas, rápidas, econômicas e o melhor de tudo, utilizando equipamentos simples que você tem em casa, deixando assim os seus festejos mais gostosos.

BOLO DE FUBÁ

Rendimento: 1 fôrma de 30 x 20 cm
Durabilidade: 3 dias
Tempo de preparo: 50 minutos
Xícara medidora de 250 ml

Ingredientes:
150 g de ovos / 3 ovos médios
600 g de leite integral / 2 ½ xic
100 g de óleo vegetal / ½ xic
200 g de açúcar refinado / 1 xic
180 g fubá mimoso (fino) / 1 xic
100 de queijo ralado / 1 xic  (queijo ralado)
a50 g de coco ralado
12 g de fermento em pó / 1 colher sopa

Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 180 graus. A temperatura é super importante! Se o forno estiver baixo demais a parte cremosa pode ficar embaixo ou no meio da massa.Unte a forma com manteiga e polvilhe fubá. Se preferir use desmoldante;No copo do liquidificador coloque todos os ingredientes na ordem da receita, exceto o fermento em pó. Bata por 3 minutinhos;
Acrescente o fermento em pó e bata por 10 segundos;Vire a massa na fôrma preparada e leve ao forno por aproximadamente 50 minutos;Espere ficar morno e corte os pedaços. Sirva quentinho com uma deliciosa xícara de café.

Dicas:
Fiz o teste com 3 tipos de queijos : queijo minas padrão, parmesão e muçarela. Funcionou bem com os três;Evite óleo de soja, pois deixa sabor residual no bolo depois de 1 dia.
A massa fica bem líquida, não se assuste;Tradicionalmente o bolo é feito em assadeira retangular para ficar mais baixo;Invista em uma balança e pese os ingredientes que deverão estar em temperatura ambiente.

LICOR CASEIRO DE AMARULA

Rendimento: 1, 200ml
Durabilidade: 3 dias
Tempo de preparo: 10 minutos

Ingredientes:
395g de leite condensado
200g de creme de leite
200ml de leite
300ml de conhaque
15ml de essência de baunilha
45g de chocolate em póModo de preparo:
Bata tudo no liquidificador;
Coloque em um recipiente de vidro limpo;
Reserve no refrigerador ;
Sirva gelado.

Da Redação: Por Por: Tássia Andrade – Instrutora do SENAC – Amargosa, Gastrônoma, Especialista de Gestão em Gastronomia e Consultora em Negócios de Alimentação.

Compartilhe

Copyright © Recôncavo Notícias - Jornalismo com Seriedade e Profissionalismo
Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com