fbpx

SAJ: Atacadão Recôncavo e Cerealista Recôncavo são os alvos da operação de combate a sonegação

As empresas Atacadão Reconcavo e Cerealista Reconcavo de propriedade de Edvaldo dos Santos Silva são os principais alvos da Operação Grande Família deflagrada nesta quarta-feira (16) em Salvador e Santo Antônio de Jesus.

A informação foi confirmada ao BNews por fontes que participam do cumprimento dos 11 mandados de busca e apreensão nos dois municípios baianos.

Tanto os endereços em Salvador, como os bairros da Barra, Horto Florestal e Caminho das Árvores, quanto em Santo Antônio de Jesus, na Praça Duque de Caxias, são de empreendimentos ou pessoas ligadas as duas empresas acusadas pelo Ministério Público da Bahia de sonegação de impostos e lavagem de dinheiro.  

OPERAÇÃO – A Operação Grande Família, como foi denominada, tem como alvo empresas do ramo atacadista e de alimentos. De acordo com o MP-BA, a suspeita é de que tenham sido desviados cerca de R$ 50 milhões dos cofres públicos.

Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Criminal Especializada de Salvador e os empresários eram investigados pelos órgãos fazendários desde 2017, o que resultou, no período, em 15 notícias-crimes ao MP-BA relativas ao grupo empresarial investigado.

Ainda segundo o MP-BA, foram requeridos ao Judiciário o sequestro de bens das empresas e dos sócios, incluindo imóveis, veículos e contas bancárias, para assegurar a restituição dos valores devidos aos cofres públicos, por meio da atuação do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira).

Informações do Gaesf indicam que a “investigação levantou indícios da prática de lavagem de capitais, uma vez que foi verificada a constituição de novas empresas, entre elas holdings patrimoniais, em nome de familiares e pessoas próximas aos empresários”. 

Participam da operação equipes da Coordenação Especializada de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Ceccor-LD), através da Dececap, ambas do Draco, da COE, da PM, da Sefaz e do MP-BA.

Fonte: BNews

Compartilhe

Copyright © Recôncavo Notícias - Jornalismo com Seriedade e Profissionalismo
Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com