Prefeitura de Amargosa acompanha instalação de sismógrafos para identificação de tremores de terra na região

Na última sexta-feira (04), a Prefeitura Municipal de Amargosa em parceria com a Defesa Civil do Estado (SUDIC) e profissionais do Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) deram início às instalações de sismógrafos na cidade.

A ação pretende identificar, de forma precisa, a origem dos tremores que vêm ocorrendo na região e que puderam ser sentidos em muitas cidades do estado da Bahia. Segundo o professor da UFRN, Eduardo Menezes, as nove estações trazidas foram destinadas às cidades de Amargosa, Laje, São Miguel das Matas e Elísio Medrado, e instaladas com até 10 km de distância entre elas.

Ainda de acordo com informações do professor, estes equipamentos facilitam o trabalho dos técnicos e garantem maior precisão da área sísmica, identificando de forma mais detalhada as localidades a serem estudadas pelo Laboratório. A estimativa do pesquisador é que, dentro de dois meses, se tenham dados mais específicos sobre os tremores na região.

Amargosa

Em Amargosa, os abalos sísmicos começaram no dia 29 de agosto tendo seu pico na manhã do dia 30, quando atingiu a magnitude 4,6 da Escala Richter – intensidade nunca registrada anteriormente.

Para garantir a segurança da população, o Prefeito Júlio Pinheiro assinou o documento Nº 095 de 03 de Setembro de 2020, decretando “Situação de Emergência” nas áreas do município de Amargosa.

Com esta iniciativa, o gestor torna possível a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem, sob a direção da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, nas ações e medidas urgentes e necessárias para o atendimento de famílias afetadas até o retomo da normalidade. Com o decreto, as atividades podem ser realizadas de forma mais imediata e de modo a preservar a vida das pessoas com a celeridade necessária.

Segundo o Prefeito Júlio Pinheiro, toda a Prefeitura tem adotado medidas para apoiar a população nesse momento, principalmente com vistoria em algumas residências que sofreram mais gravemente os impactos dos tremores. O Prefeito afirma que a implantação dos sismógrafos em Amargosa vai ajudar a Prefeitura a ser mais efetiva no auxilio prestado à população. “Com o Laboratório de Sismologia da UFRN e a Defesa Civil do Estado da Bahia, a Prefeitura tem sido parceira na instalação de sismógrafos em Amargosa para fazer um estudo mais detalhado e nos auxiliar a prestar ajuda necessária a toda população em caso de novos eventos.”

É importante destacar que as autoridades do município de Amargosa entraram em contato com o Laboratório Sismológico da UFRN e com a Defesa Civil do Estado da Bahia imediatamente após os primeiros tremores, em busca de parceria para estudos da região e para o monitoramento adequado.

Além disso, a Prefeitura segue prestando apoio aos técnicos responsáveis pelo estudo realizado nas imediações e monitorando toda população de Amargosa buscando garantir o máximo de segurança e tranquilidade a todos.

Ficha Técnica
Imagens e áudio: Márcio Fotos e Vídeos
Fotografia: Edson Andrade
Depoimento: Eduardo Menezes – Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Depoimento: Júlio Pinheiro – Prefeito de Amargosa
Depoimento: Naedson Borges – Secretário de Infraestrutura de Amargosa

Fonte: DICOM/PMA

Compartilhe

Copyright © Recôncavo Notícias - Jornalismo com Seriedade e Profissionalismo
Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com