Na Ucrânia, Rui assina termo de compromisso para produção de insulina nesta terça (29)

Após desembarcar em Kiev, capital da Ucrânia, nesta segunda-feira (28), na sua terceira missão internacional, o governador Rui Costa assina nesta terça (29) o termo de compromisso com a empresa Indar que permitirá o fornecimento de insulina no Brasil pela Bahiafarma e a construção de uma fábrica para produzir a substância na Bahia. “A primeira agenda oficial fora do país não significa apenas um marco para nossa indústria farmacêutica.

A parceria com a empresa ucraniana assegura mais desenvolvimento e geração de empregos para a Bahia. Nossa principal meta nesta missão internacional é trabalhar pelos baianos”, afirma Rui. Com a medida, a Bahiafarma será o único laboratório farmacêutico produtor de insulina no Nordeste, e um dos poucos no mundo.

O projeto de produção do medicamento já foi aprovado pelo Ministério da Saúde por meio da portaria 1.993, publicada neste mês no Diário Oficial da União (DOU). A Bahiafarma passará a estar apta para fornecer insulina ao Sistema Único de Saúde (SUS) e responderá por 50% da demanda.

 Após a passagem pela Ucrânia, Rui seguirá para a China, para dar continuidade às negociações em torno de empreendimentos como o Porto Sul, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e a ponte Salvador-Itaparica, integrante do Sistema Viário Oeste (SVO). Há mais de dez reuniões agendadas durante a viagem e um dos compromissos já marcados é a assinatura do memorando de entendimento com os representantes das empresas chinesas interessadas na construção da ponte.

Nos próximos passos, os chineses farão estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental, complementares ao projeto de construção e operação do Sistema Viário Oeste, para revisar e validar sua estruturação. Rui está acompanhado de uma comitiva composta pelos secretários estaduais Fábio Vilas-Boas (Saúde), Bruno Dauster (Casa Civil), Jaques Wagner (Desenvolvimento Econômico); o presidente da Bahiafarma, Ronaldo Dias; e a assessora de Relações Internacionais, Fernanda Régis.

Fonte: Bahia Noticias

Compartilhe

Copyright © Recôncavo Notícias - O site que tem a cara da Bahia