Salvador: Complexo da Gestão Democrática da Educação é inaugurado em homenagem ao ex-prefeito Valmir Sampaio

Espaço foi inagurado no bairro Costa Azul, em Salvador. Foto: Mateus Pereira

Marco para o desenvolvimento da educação baiana, o Complexo da Gestão Democrática da Educação Conselheiro Valmir Sampaio foi inaugurado nesta quarta-feira (27) em Salvador. A unidade, entregue pelo governador Jerônimo Rodrigues, funcionará como um espaço colaborativo, reunindo o Conselho Estadual de Educação (CEE-BA), a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME-BA), o Fórum Estadual de Educação (FEE-BA) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-BA).

O governador destacou a autonomia do complexo. ”Esse é um ambiente autônomo. Aqui nós fizemos uma reforma de quase R$ 3 milhões, construindo ambientes para que quatro entidades tenham a sede própria. Eles se reunirão aqui, porque o Conselho de Educação é quem delibera sobre a abertura de escola, sobre avaliação da educação no estado, é quem fiscaliza um conjunto de regramentos. Então eu estou muito feliz que agora eles tenham uma casa”, comentou Jerônimo.

O objetivo é fortalecer a gestão democrática da educação e promover a qualidade do ensino público por meio de uma abordagem participativa e inclusiva. De acordo com a presidente do CEE-BA, Paulo Nacif, a inauguração marca um momento histórico para a participação democrática da sociedade na formulação de políticas educacionais. “É uma oportunidade para fortalecermos os laços entre os diversos atores envolvidos na educação, garantindo que as vozes de todos sejam ouvidas e consideradas na construção de um sistema educacional mais justo e eficaz”, afirmou a representante.

A secretária da Educação, Adélia Pinheiro, destaca que o Complexo traz em seu nome uma homenagem ao conselheiro Valmir Sampaio, ex-prefeito de Amargosa, vítima da pandemia da Covid-19 enquanto exercia sua função. ”O nome é uma forma de reconhecer sua dedicação à educação, mesmo diante das adversidades. Simboliza bem o que este espaço representa, a convergência de ideais e compromissos em prol de uma educação inclusiva e de qualidade para todos. Ao unir diferentes órgãos e entidades, fortalecemos nossa capacidade de elaborar e implementar políticas públicas mais eficazes e alinhadas às necessidades da comunidade educacional.”

O novo espaço, situado no bairro do Costa Azul em Salvador, resulta de uma reforma do extinto Colégio Estadual José Tobias Neto, contando com 30 salas, um auditório com capacidade para 130 pessoas, três salas multifuncionais para 50 pessoas cada, um refeitório, estações de trabalho compartilhadas e um plenário para as sessões do Conselho Pleno. Com um investimento de mais de R$ 2,4 milhões, as obras incluíram adequações civis na edificação existente, instalações elétricas, iluminação externa, infraestrutura seca, revestimento de cerâmica, entre outros. Fonte: Blog Marcos Frahm

Facebook
WhatsApp

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK

Últimas

Não é possível copiar o conteúdo.