Ex-aluno de Escolas Públicas de Amargosa passa em Doutorado em Medicina na UFBA


Raphael de Souza Borges ex-aluno de escolas públicas de Amargosa (Escola Agrotécnica de Amargosa e Colégio Estadual Pedro Calmon) foi aprovado em seleção de Doutorado em Medicina da Universidade Federal da Bahia com apenas 25 anos.

Sua história estudantil e acadêmica merece ser registrada considerando entre outros pontos, sua origem humilde já que sempre estudou em Escolas Públicas e conseguiu a proeza de ser aprovado em oito vestibulares: Universidades para Medicina: Universidade Federal da Bahia – UFBA; Universidade do Estado da Bahia – UNEB (Salvador); Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS; Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Jequié); Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB (Vitória da Conquista); Universidade Federal do Espirito Santo – UFES; Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF; e Universidade Salvador – UNIFACS (Bolsa ProUni – 100%).

O sonho de cursar Medicina na UFBA, e sua visão humanista, justifica sua opção por essa Universidade, e conseguiu até hoje se manter no Curso (historicamente elitizado) graças a sua determinação, conseguindo aprovação em seleção de Bolsas de Incentivo aos estudos do Governo Federal, já que fazer um curso de Medicina e trabalhar é quase impossível. Agora com um objetivo muito maior: o de cursar um Doutorado, pautado na perspectiva do respeito e assistência humanizados na Saúde.

Raphael, sem dúvida, é um exemplo a ser seguido. Seu sucesso já alcançado como aluno de escola pública serve de estímulo para muitos que não conseguem enxergar a educação como instrumento efetivo da melhoria da qualidade de vida e é um modelo concreto da necessidade de valorização das políticas afirmativas implantadas no Governo Lula.

Facebook
WhatsApp

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK

Últimas

Não é possível copiar o conteúdo.