Dicas Kids: Bebês aprendem mais quando recebem estímulos sensoriais


Ao nascer, os bebês são imersos em um mundo repleto de estímulos. O ar que entra nos pulmões, os muitos sons do ambiente, os cheiros, sabores, imagens… Tudo isso chega aos sentidos do recém-nascido, que antes só conhecia o ambiente intrauterino. Não é à toa que pesquisas descrevem o período dos primeiros 1000 dias (a contar desde a gestação até os quase três anos de vida da criança) como os mais importantes para o desenvolvimento, pois é neste período que o cérebro está mais ativo do que nunca, sendo moldado e absorvendo tudo o que é novo, acomodando o que já foi experienciado.

Já nos primeiros meses, ainda com a visão embaçada, o bebê só enxerga o que está bem pertinho dele, e os barulhos que ouve são aos poucos distinguidos. Por volta dos seis meses, o bebê já distingue e atende quando ouve seu próprio nome e as palavras começam a ser compreendidas, sendo que por volta do primeiro ano já dão os primeiros passos e falam as primeiras palavras!

O desenvolvimento se dá aos saltos! São tantos aprendizados em tão pouco tempo que quando nos damos conta percebemos o quão ativos são os bebês. Em pouco tempo, aprendem a andar, a falar, a compreender e a fazer inúmeras coisas que não faziam antes, e esse aprendizado acelerado é atenuado nos primeiros 1000 dias de vida – o que nos chama a atenção para a necessidade e a importância de um cuidado especial com os pequenos nesta etapa da vida.

A importância dos estímulos no início da vida

A consciência de que bebês não precisam somente de alimentação, aconchego e proteção, mas também de estímulos específicos, como os estímulos sensoriais, para seu pleno desenvolvimento, impactou tanto na criação de políticas públicas voltadas para esta idade e quanto na crescente dedicação dos pais em estimular seus filhos. Assim, o que seria apenas um momento de brincadeira em família, passa a ser percebido também como um processo de aprendizado.

Facebook
WhatsApp

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK

Últimas

Não é possível copiar o conteúdo.