Cientistas brasileiros desenvolvem teste da Covid-19 mais barato e eficaz

Pesquisadores brasileiros publicaram um artigo na plataforma Medxiv informando que estão desenvolvendo um teste da Covid-19 de baixo custo para o Brasil. Segundo cientistas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP) e de colaboradores de centros do Amazonas, é utilizado inteligência artificial para examinar as amostras de plasmas. 

Esse método é capaz de acumular conhecimento e melhorar as performances de amostras de sangue para analisar. O teste, além de ser com o valor mais baixo, em torno de R$ 40, pode diagnosticar a infecção em 20 minutos. 

De acordo com o G1, o teste brasileiro consegue prever quem terá mais risco em relação a complicações do coronavírus, podendo chegar a insuficiência respiratória, distúrbios de coagulação, levando até à trombose. “O projeto contou com a participação de 728 pacientes, sendo 369 com diagnóstico da Covid-19 confirmado clinicamente e por RT-PCR. As amostras de indivíduos não infectados foram usadas para comparação, como uma espécie de grupo controle. No caso de alguns pacientes que desenvolveram complicações e precisaram ser internados, foi coletada uma segunda amostra de sangue. De modo geral, entre os casos confirmados, havia indivíduos com sintomas leves e graves”, explicou Jeany Delafiori, uma das coordenadoras da pesquisa.

Fonte: BNew

Recôncavo Web TV, inscreva-se!

Compartilhe

Copyright © Recôncavo Notícias - Jornalismo com Seriedade e Profissionalismo
Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com