Além da compra do Fortaleza, bilionário russo mira levar outros negócios para a capital cearense

A negociação entre o Fortaleza e o bilionário russo Ivan Savvidis ganhou um capítulo importante com o encontro entre os representantes do empresário e o presidente do Leão, Marcelo Paz, nesta terça-feira (3). A reunião revelou a ambição do possível aporte: tornar o time campeão da Copa do Brasil e levar novos negócios para a capital cearense.

No primeiro contato presencial entre as partes, em São Paulo, os empresários Eduardo e Leonardo Cornaccini ressaltaram que o desejo de Ivan é fazer a compra da instituição desportiva. O plano de entrada no Brasil, inclusive, vem sendo discutido com mais intensidade desde dezembro de 2019.

Assim, a aquisição do Fortaleza seria uma das portas de entrada dos russos no mercado nacional. Além do time, o foco é injetar receita em outras instituições locais, que estejam relacionadas ao turismo. O modelo é o mesmo adotado na Grécia, quando a compra do PAOK foi acompanhada de uma série de novas aquisições na região: empresas, hotéis e até conglomerados de comunicação.

– O Ivan pensa no todo, muito além do esporte. Se fecharmos um acordo, a longo prazo, a cidade ganha porque ele terá confiança em investir na região e, assim, tornar Fortaleza ainda mais em evidência. O estudo deles é principalmente nas leis brasileiras, em saber se terão vantagem ao entrar aqui, se é um campo com potencial de investimento e crescimento – explicou Eduardo.

Aquisição do Fortaleza sofre resistência dentro da cúpula tricolor. Em ascensão no futebol brasileiro, com títulos e o fortalecimento do sócio-torcedor, a diretoria pensa em transformar o interesse em uma parceria ou mesmo patrocínio, desde que seja algo vantajoso para o clube em termos esportivos e também administrativos.

O motivo da cautela é porque o Fortaleza, hoje, é uma instituição sem fins lucrativos, ou seja, não pode ter um dono. Para tal, o Leão precisaria mudar o próprio estatuto, se transformar em clube-empresa e ter ações vendidas na bolsa de valores. O acionista majoritário então seria o dono da instituição, que tem 101 anos de história.

Após o contato inicial, há a compreensão de que a atual diretoria do Fortaleza é importante no processo. Logo, a compra da equipe por Ivan Savvidis não implicaria na mudança dos gestores, a exemplo de Marcelo Paz, atual presidente e com mandato até o fim de 2021. O consenso é algo ofertado pelo que foi apresentado na reunião.

– Encontrar o Paz foi importante porque conseguimos nos conhecer pessoalmente e ele pôde explicar mais sobre a verdadeira situação do Fortaleza. Compreendemos o quão importante é a atual gestão para o momento do clube e temos a consciência da necessidade de manutenção deles – afirmou Eduardo.

A contraproposta do Fortaleza é importante na negociação porque será considerada. O intuito de co-gestão, intercâmbio de atletas e escolha de patrocinador master serão repassados para Ivan Savvidis. No Brasil, inclusive, um membro da cúpula do PAOK esteve com os empresários para alinhar mais detalhes do futuro investimento. O retorno para a Grécia está marcado para quinta-feira (5).

Caso o grupo russo de investidores aceite as proposições, uma reunião deve ser marcada ainda no primeiro semestre para formalizar uma oferta oficial de negócio.

Fonte: Globo Esporte

Facebook
WhatsApp

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK

Últimas

Não é possível copiar o conteúdo.