Dicas Kids: Meu filho só quer colo! O que fazer para tirar este hábito?


Seu filho aprendeu a andar e, embora ache divertido, sempre que precisa ir para algum lugar, ele prefere que você o carregue no colo por todo o trajeto? E quando você se cansa e decide colocá-lo no chão, ele chora?

Isso é bem comum em crianças entre 1 e 3 anos, e embora muitos pais pensem que é “manha” ou preguiça, entenda que pode ser apenas um pedido de carinho, um desejo de olhar as coisas do alto, de te ver e te escutar de perto ou de se proteger de possíveis perigos que estão no chão.

A especialista e Doutora em Psicologia Clínica pela  USP, Natasha Bazhuni, esclarece essa questão no vídeo a seguir, produzido pela Phitters.

E quando a criança só quer colo?

Se coloque no lugar do seu filho, enxergue pelo olhar dele e ficará mais fácil entender seu comportamento! Mas é claro que todo exagero não é saudável, é importante que a criança ande, faz parte de seu desenvolvimento, e portanto você pode incentivá-la.

Dicas para estimular a criança a caminhar

1. Seja empático quando ela solicitar colo, e tente entender o porquê dela não querer ficar no chão

Será que é cansaço, medo, carência do seu afeto, ou por que acha seu colo mais divertido? E então a reconforte em sua necessidade.

Se for cansaço: vocês podem dar uma pausa, e sentar onde estão mesmo, logo ela ficará entediada e vai querer voltar ao movimento.

Se for medo de algo: como um cachorro, carro ou buraco, descreva o que está gerando o medo nela e reassegure que não a fará mal, você pode usar brincadeiras para isso, pois a criança ainda não entende explicações lógicas. Então você pode fingir que é um carro e mostrar que os carros andam só na rua, e que as pessoas andam na calçada e por isso a calçada é segura.

Se for medo de ficar longe de você: reassegure que você não irá se afastar, que estará no mesmo local quando seu filho voltar, e realmente nunca saia sem avisar. Estabelecer a confiança nesta fase é fundamental. (Nós já falamos aqui no Blog da Leiturinha sobre  os medos mais comuns em cada fase da criança).

Se for carência: exponha seu amor e o quanto gosta também de ficar junto com seu filho, e que sempre estará à disposição para o que ele precisar, mas que pode ir brincar no chão e voltar quando desejar.

Se for porque seu colo é mais legal que o chão: estimule brincadeiras de andar ou correr, tais como, quem chega primeiro a determinado ponto, quem dá o passo mais largo, quem acha um muro de determinada cor, enfim, use a criatividade. O importante é tornar o caminhar divertido.

2. Confie e estimule seu pequeno

Encoraje-o quando ele fizer uma caminhada, mostrando o quanto está forte, o quanto é agradável caminhar com ele. Elogios sinceros elevam a autoestima e estimulam a repetição do comportamento.

3. Criem combinados entre vocês

Faça combinados, por exemplo: revezando entre a caminhada e o colo para cada trecho do percurso. Cada vez que você considera os sentimentos da criança e faz combinados em que ela também opina, a cooperação é maior, então deixe escolher em qual trecho quer andar e qual quer ir no seu colo. Isso estimula inclusive, que ela aprenda a esperar para que seu desejo seja atendido.

4. Estabeleça limites

Crianças pequenas precisam estar seguras, nesse caso antes de colocá-la no chão estabeleça os limites, e reassegure que ela entendeu: identificar quanto ela pode se distanciar de você, em quais pontos precisa andar de mão dada ou segurando no carrinho, onde precisa parar, em que sinal ela precisa voltar próximo de você. Isso é importante para tornar o passeio agradável e não gerar conflitos e brigas por ela sair correndo e por em risco sua segurança.

Aqui vale também usar a criatividade, colocando as regras de forma lúdica, por exemplo: “quando mamãe imitar uma sirene significa que você precisa voltar”, “você pode ficar a apenas 3 passos de elefante do papai”, no momento em que você coloca de forma divertida a criança se engaja e entende melhor.

Com estas dicas e empatia pelas necessidades da criança, vocês chegarão a um consenso comum, que seja saudável e agradável tanto para a criança, quanto para os pais.

Fonte: Blog Leiturinha
Facebook
WhatsApp

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK

Últimas

Não é possível copiar o conteúdo.