UFRB manifesta profundo pesar pelo falecimento de Valmir Almeida Sampaio

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) vem a público manifestar profundo pesar pelo falecimento de Valmir Almeida Sampaio, ocorrido no início da noite de hoje, 17 de fevereiro de 2021, em Salvador, onde estava internado, vítima da Covid-19.

Valmir Sampaio foi vereador por quatro mandatos (1989-2004) e prefeito de Amargosa por duas ocasiões (2005-2012), tendo exercido grande liderança na luta pela conquista da UFRB e pela implantação do Centro de Formação de Professores (CFP). Uma vez criado o CFP/UFRB, campus Amargosa, em 2006, Valmir, já na condição de prefeito, apoiou incondicionalmente o novo Centro, disponibilizando espaços físicos para alocar o CFP (a antiga sede da Secretaria Municipal de Educação e, posteriormente, a escola Dinorah Lemos da Silva), servidores municipais para apoio às atividades administrativas, bem como doação do terreno onde atualmente encontra-se a sede do campus e o prédio da CAsA do Duca (antiga delegacia de polícia). Além disso, cumpre destacar os inúmeros apoios dado pela sua gestão à realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Sua gestão como prefeito destacou-se, entre outros, pela grande prioridade dada à Educação, entendida por ele como a mais poderosa ferramenta para mudar as pessoas e o mundo e construir uma sociedade mais justa e digna. O reconhecimento deste trabalho levou-o a ser nomeado membro titular do Conselho Estadual de Educação do Estado da Bahia em 2020.

Inquieto, curioso, sedento de conhecimento, em 2020, aos 57 anos, Valmir Sampaio ingressou como aluno da UFRB, no curso de Licenciatura em Educação do Campo. Foi certamente uma ação deliberada para melhor se aproximar e contribuir com a universidade pela qual ele tanto lutou e onde vinha atuando como membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA).

Valmir deixa um grande legado como pessoa e como gestor público.

Ao registrarmos nossas condolências, manifestamos apoio e solidariedade aos munícipes, amigos(as) e familiares pela irreparável perda.

Fábio Josué Souza dos Santos
Reitor
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Fonte: UFRB

Reconcavo Web TV, inscreva-se!

Facebook
WhatsApp

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK

Últimas

Não é possível copiar o conteúdo.