Janeiro Branco: campanha de 2021 conscientiza sobre saúde mental e pandemia

Com o lema ‘Todo Cuidado Conta’, a campanha Janeiro Branco deste ano busca conscientizar as pessoas sobre a saúde mental e cruzar um paralelo entre questões relacionadas à mente e à pandemia do novo coronavírus.

A campanha se torna ainda mais importante quando se expõe os dados sobre saúde mental no Brasil. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o país é o segundo nas Américas com maior número de pessoas depressivas, com cerca de 5,8% da população. O percentual fica atrás apenas dos Estados Unidos, com 5,9%.

Além disso, o Brasil também é o país no mundo com maior prevalência de ansiedade, com cerca de 9,3% da população diagnosticada com transtorno.

Para a psicóloga Geane Santos, vivenciar a pandemia tem trazido um certo grau de conscientização da população sobre a importância de cuidar da saúde da mente, já que o isolamento e o medo de morrer acabou potencializando, muitas vezes, casos de ansiedade ou depressão já existentes.

“Posso dizer que, atualmente, o vivenciar a pandemia tem trazido muito sobre questões da mente. Percebo em consultório que vem surgindo esta demanda de uma forma muito mais intensa do que em 2019, por exemplo”, pontua a psicóloga, que atua na rede Hapvida.

Fonte: A Tarde

Recôncavo Web TV, inscreva-se!

Facebook
WhatsApp

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK

Últimas

Não é possível copiar o conteúdo.